por Laíza Dantas e Paula Hemsi
Viver de teatro de grupo é um negócio engraçado.
Você tem a sensação que você faz um milhão de coisas, trabalha infinitas horas por dia e ao mesmo tempo ninguém parece entender como seu trabalho toma tanto tempo.
A família não entende você não poder mudar um ensaio para estar naquele almoço importante. Os amigos quase acham fofo o que você faz, com aquele olhar de admiração que olham pra sobrinha de sete anos que aprendeu a plantar bananeira. 
Inspiradas pelo Problema da Porta da área de game design, tentamos elucidar um pouco mais dos infindáveis detalhes que inundam nossas horas, nossa preocupações e nossas pequenas alegrias diárias.

O Problema do Cubo

Premissa: Você está fazendo um espetáculo e decide que o cenário será um cubo.

Mas será um cubo só? Ou vários cubos?
O cubo é de madeira? De ferro? De luz tubular?
Ou é um cubo projetado? Projeção na fumaça? Ou num tecido?
Qual o tamanho desse cubo?
Quantas pessoas precisam estar dentro dele ao mesmo tempo?
O cubo é inteiriço ou partes que são encaixadas?
Quantas peças separadas? Qual o volume disso? Cabe na kombi? Cabe no box?
Qual o peso desse cubo? A equipe consegue carregá-lo quando necessário?
O cubo será pintado? De qual cor? Passamos um verniz depois?
E a montagem, como se dá? São parafusos?
Qual o tipo das borboletas? Elas ficam pra fora ou pra dentro do cubo?
Ou cubo tem face ou são apenas as arestas?
Ou as faces vêm depois, em outro material?
São as quatro faces tapadas ou menos?
O público precisa enxergar por essas faces?
Qual material da face? Acrílico? Tecido?
Qual tecido? Conseguimos um que não precise de emenda?
Como esse tecido se prende ao cubo? Ilhóses, ímãs, velcro?
O que é mais barato? Mas vai durar?
Quem aprende a montar o cubo? Todo mundo? 
Quantas pessoas são necessárias?
São várias etapas de montagem e exigem números diferentes de pessoas?
Quem consegue estar no começo e quem consegue finalizar?
O cubo precisa ter coisas acopladas? Iluminação?
As varas do cubo sustentam os refletores? Qual o peso dos refletores?
E os cabos, como passam? Por dentro dos tubos, ou por fora? 
Como prendem os cabos? Engasga gato? Velcro?
Passamos uma extensão para cada refletor ou fazemos uma única com vários plugs?
Por onde descem os fios? Ou é possível que eles subam?
E para alcançar uma tomada, se ele fica no meio do palco, por onde passar os fios? 
Corremos algum risco de choque elétrico?
Vai ter projeção? Uma em cada face? Então a gente precisa de 3 projetores por que o de trás é pra entrar e sair? O orçamento vai dar? Melhor comprar ou alugar? A distância do palco vai dar pra abrir as projeções no tamanho que precisamos?
E o que esse cubo está significando na cena?
Será que cubo é mesmo a melhor forma geométrica para o espetáculo?
Mas e o público que tiver mais na lateral, a quina vai atrapalhar a visão?
E se a gente deixar a quina no centro?!
O cubo vai precisar de piso? Como vamos fixar no chão?
Melhor cortar o piso com o cubo montado...

Idealizadora do Projeto: "Vamos inverter a perspectiva dessa história e contar a narrativa dessas filhas que foram confinadas e não conhecem o mundo, então o cubo traz um obstáculo concreto pra essas mulheres"
Direção: "A sensação é de confinamento, então um cubo seria ótimo"
Assistente de direção: "
Cenografia: “mas cubo já estão batidos”
Vídeo Cenógrafa: "precisamos de 3 projetores, um pra cada face do cubo"
Cenotecnia: “É melhor fazer esse cubo de ferro pra sustentar os refletores, vai ficar mais caro"
Atriz: "Vou colocar uma fita bem discreta ali no canto pra eu ter noção da onde é o meio desse cubo”
Iluminadora: “Toda luz vai estar na estrutura do cubo assim a gente também não tem problema com as varas de teatro e garantimos que a luz não vai interferir na projeção”
Diretora Musical: "Será que todo o som sai de dentro do cubo ou a gente faz um som que envolve a plateia, fazendo com que ela se sinta dentro de um cubo amplificado?"
Técnica de Luz: “precisamos de uma escada menor que o cubo”
Técnica de Som: " O cubo pode ir mais pro lado? Aqui seria bom ficar as caixas de som por conta da cortina que vai abrir"
Técnica de Vídeo: "O cubo pode ir mais pra trás? Senão o projetor não vai lavar a face frontal inteira"
Técnica de Palco:  “Cadê a cola de contato? O velcro tá soltando do cubo” 
Operadora de luz: “O cubo pode ir mais pra frente? Se não tampa meu campo de visão ali do centro”
Operadora de som: "Aí no meio tá dando muita microfonia, será que não rola levar o cubo pra trás de novo?”
Operadora de vídeo: "Alguém mexeu no cubo? Tava tudo mapeado certinho e agora tá tudo estranho."
Contrarregras:  "Os velcros do cubo estão soltando, então vamos tomar cuidado na hora de tirar a tela"
Carregadora: “Precisamos de luvas pra quando está muito sol e uma capa de lona pros ferros do cubo não molharem na chuva”
Motorista da Kombi: “Esse barulho será que não é o cubo solto?”
Dramaturga: "As personagens não saem desse cubo, ele é a barreira social que nos impede de seguir"
Produtora: "Precisamos desse cubo pronto daqui 15 dias"
Assistente de produção: “Cadê a nota dos parafusos do cubo?”
Produtora executiva: “Então eu compro velcro e trago pra gente colar no cubo amanhã?"
Produtora artística: "Oi querida, tudo bem? Vai ter ensaio na segunda e queríamos já fazer no cubo, você pode vir assistir?"
Gestora: "Esse cubo servindo para os dois espetáculos já pode ser levado em combo para os festivais"
Diretora de parcerias: "Vou falar com essa faculdade que tem uma sala vazia para ensaiar e ver se conseguimos deixar o cubo montado ao longo do mês".
Contadora: “Peçam nota pra todo mundo que trabalhou na construção do cubo”
Edital: “2.5 No caso de itens maiores, como cubos, consultar cláusula 8.9 sobre doação de cenografia para órgãos públicos após a conclusão do referido projeto”
Funcionária da Secretaria: "No relatório vocês disseram que o cubo não cabia em alguns CEUs e mudaram para Fábricas de Cultura né? Mas vou precisar de fotos."
Assessora de Imprensa: "Fala que vocês têm trabalhado as muitas possibilidades de uso de um cubo, faz parte da pesquisa estética da companhia"
Repórter: “Querida, liga aqui a projeção e a luz pra gente gravar a entrevista dentro do cubo?”
Relação Pública: "Estou convidando gente muito massa pra ver esse cubo maravilhoso!"
Produtora internacional: “Nós temos todos os desenhos do cubo, dá pra replicar em qualquer lugar”
Administradora das redes sociais: “Um time-lapse da montagem do cubo vai ficar fantástico!”
Designer gráfico: "O cubo é essencial para a marca?"
Gráfica: "Para imprimir esse programa e fazer a dobra em formato de cubo, precisamos fazer uma faca nova"
Editora de teaser: "Em 1 minuto eu vou mostrar o cubo de fora, de dentro, as atrizes, umas falas sintéticas e passar uma vontade de quero mais".
Fotógrafa: "Vamos fazer umas de vocês em cena dentro do cubo e outras posadas com a projeção em vocês?
Videógrafa (Registro Audiovisual): "Vocês ficam sempre no cubo ou saem em algum momento?"
Técnica de luz do teatro: “Nossa, e toda luz vai no cubo? Nossa e vocês montam tudo? Nossa!”
Técnica de som do teatro: "Esse subwoofer vocês querem mais perto do cubo?"
Técnica de vídeo do teatro: "Nosso projetor tá velhinho, mas se precisar a gente pendura ele onde for. Tem que projetar no cubo?"
Gerência do teatro: “Se o cubo rasgar o linóleo vocês vão precisar pagar”
Bilheteira: “Já tá lotado, pode sentar mais perto do cubo?”
Equipe de limpeza do teatro: "Pode limpar dentro do cubo?"
Família da companhia: "Gente, vocês só fazem coisa com cubo?"
Espectador: “Esse cubo mexe?"
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